RTP-M em New Bedford testemunha enchente na festa do Santíssimo Sacramento

Casa cheia em New Bedford, nos EUA. São esperadas mais de 40 mil pessoas.
Casa cheia em New Bedford, nos EUA. São esperadas mais de 300 mil pessoas. (Foto Duarte Rebolo)

A Festa do Santíssimo Sacramento, em New Bedford, está já a marcar a vida e o ritmo daquela cidade norte-americana onde vive uma significativa comunidade portuguesa. O ponto alto do evento, considerado o maior arraial luso fora de Portugal, está agendado para amanhã e domingo, mas a ver pela fotos de Duarte Rebolo, o apresentador da RTP-M que se encontra em reportagem no local, a animação e os preparativos seguem a todo o vapor desde a última quinta-feira. Nestes quatro dias, são esperadas mais de 300 mil pessoas, muitas delas de origem portuguesa radicadas em vários pontos da América do Norte.

O maior arraial português fora de portas. Os madeirenses são os anfitriões.
O maior arraial português fora de portas. Os madeirenses são os anfitriões. (Foto DR)

Numa das suas recentes postagens, nas redes sociais, o apresentador revela alguns dados impressionantes sobre os preparativos da Festa do Santíssimo Sacramento em New Bedford, a comprovar o significado destas festividades junto das comunidades emigrantes e a matriz hospitaleira dos naturais da Região. Cerca de 5 toneladas de carne de vaca, 6,5 toneladas de carne porco, 350 kg de frango, 250 kg de carne de coelho, 30 barris de vinho Madeira, 350 kg de favas, 300 kg de bacalhau, 250 kg de atum e 450 barris de cerveja são os números avançados para já pela organização do evento mais esperado naquelas paragens. Uma autêntica manifestação da cultura e tradições madeirenses.

À boa maneira regional. Comida e animação.
À boa maneira regional, a comida e a animação estão presentes em grande. (Foto DR)

A festa poderá ser acompanhada em direto no próximo domingo, através do programa “Abraço da Madeira”, da Antena 1.

Duarte Rebolo e mais três elementos do canal de televisão regional encontram-se em trabalho de reportagem nos Estados Unidos a convite da comunidade madeirense radicada em New Bedford, com vista à recolha de conteúdos que serão transmitidos no programa “Atlântida” de 15 de agosto, na RTP-M e na RTP-Internacional.

A equipa da RTP-M em terras do
A equipa da RTP-M que está em terras do “Tio Sam” a preparar o “Atlântida” de 15 de agosto. (Foto DR)

O programa, produzido quinzenalmente na Região em alternância com a RTP-Açores, está em gravações desde 29 de julho em várias cidades do estado do Massachusetts, onde se encontra a residir uma significativa comunidade madeirense. Até 6 de agosto, a equipa formada por Duarte Rebolo (apresentação), Ângela Morna (produção), Paulo Gouveia (realização) e Marco Carvalho (imagem), vão estar em contacto com os nossos conterrâneos em terras do “Tio Sam”, a fim de conhecer a sua realidade e de promover os laços entre as várias gerações de luso descendentes e a Região, as mais novas já nascidas em território norte-americano.

O convite partiu dos próprios emigrantes, tal como aconteceu no início deste ano, quando a RTP-M esteve duas semanas na Austrália.

A equipa tem ainda previstos contactos com emigrantes em Providence e na ilha de Martha’s Vineyard.

O programa “Atlântida” vai para o ar todos os sábados, numa emissão semanal produzida alternadamente pela RTP-Madeira e RTP-Açores, sendo um programa de televisão em formato “Talk Show” onde se promovem a cultura, as tradições e a atualidade de cada uma das regiões autónomas.