David Fernandes satisfeito com o 5º lugar nos Jogos Europeus e já pensa no Mundial

DAVID FERNANDES FOTO
O Clube Naval do Funchal fez-se representar nos primeiros Jogos Europeus de sempre que estão a decorrer em Baku, no Azerbaijão, pelos canoístas David Fernandes e Helena Rodrigues, que estiveram ao serviço da seleção nacional portuguesa.
Helena Rodrigues competiu em K4 500m, juntamente com Teresa Portela, Joana Vasconcelos e Francisca Laia, uma participação que terminou com um 5º lugar na semi-final, uma posição que acabou por ser insuficiente para disputar uma final A.
Uma final onde chegou o outro navalista em competição. David Fernandes competiu em K4 1000, com Fernando Pimenta, Emanuel Silva e João Ribeiro, e terminou a participação com um honroso quinto lugar e a um triz de uma medalha de bronze.
“Ficou dentro dos objetivos. A primeira meta era chegar à final A e então aí tentar estar próximo das medalhas. Sabíamos que seria muito difícil, pois existem seleções que neste momento estão preparadas para fazer seletivas com vista ao apuramento olímpico e por isso iriam estar muito fortes. Nós estamos numa fase mais calma e vamos agora trabalhar arduamente estes últimos dois meses”, analisou o canoísta David Fernandes, reforçando: “acabamos em quinto, mas lutamos pela medalha e isso deixa-nos confiantes para o futuro”, assegurou.
A próxima, e principal meta, é então o Mundial que decorre já em Agosto onde em causa vai estar o apuramento olímpico.
“Não saímos de Baku com medalha, mas saímos satisfeitos, pois para nós é muito mais importante o apuramento olímpico e o K4 só tem uma única oportunidade. Veremos agora quais serão as apostas para o Mundial de Agosto visto que será muito arriscado Portugal atacar em todas as frentes”, realçou o canoísta, complementando: “Já tivemos várias experiências no passado que mostraram ser demasiado arriscadas de realizar num apuramento para os Jogos Olímpicos”, concluiu.
Recorde-se que o K4 de David Fernandes falhou o bronze por apenas 183 milésimos de segundo, tendo chegado um pouco atrasado aos 500 metros e recuperado com uma forte reação na parte final mas que acabou por não ser suficiente para a obtenção de uma medalha.