UMa ponte de esparguete

universidade_madeira

Tendo como ponto de partida as pontes e a sua importância quotidiana, a Universidade da Madeira (UMa), em colaboração com a Associação Académica e a Secção Regional da Ordem dos Engenheiros, criou um concurso denominado “UMa Ponte de Esparguete”. Com este concurso as entidades organizadoras pretendem incentivar o interesse dos alunos do 3ºCiclo, Ensino Secundário e Ensino Superior pela área da Engenharia, estimulando a criatividade na procura de soluções engenhosas para o problema proposto. Para tal, os grupos concorrentes, constituídos por até 5 alunos, são desafiados a construir uma ponte utilizando como material de construção a massa esparguete, aplicando as competências adquiridas na área da física e/ou educação visual e tecnológica, e desenvolvendo competências que promovam o trabalho em equipa, liderança e coordenação.

A ponte a ser construída deve enquadrar-se em pelo menos uma das seguintes categorias a concurso: ‘Resistência’, cujo objetivo é construir uma ponte que suporte a maior carga possível e ‘Estética’, cujo objetivo é construir uma ponte arquitetonicamente agradável. A construção e a montagem da ponte são da responsabilidade das equipas, assim como o seu transporte até à UMa. Caso seja necessário, a organização pode fazer o transporte da ponte.

As inscrições para o concurso estão abertas a estudantes do 3º Ciclo, Ensino Secundário e Ensino Superior e devem ser efetuadas na AAUMa, até 3 dias úteis anteriores ao concurso. Estão previstos prémios exclusivos para equipas de alunos não universitários, bem como brindes para todos os participantes O concurso irá realizar-se no dia 15 de abril, durante a tarde, no Campus Universitário da Penteada. Todos os alunos, participantes ou não, bem como os professores podem assistir à realização deste concurso. Informação adicional sobre “UMa Ponte de Esparguete”, pode ser consultada em
http://pontes.aauma.pt.