Decorreu hoje a cerimónia de hastear da Bandeira Azul, galardão promovido pela ABAAE – Associação Bandeira Azul da Europa –, nas praias das Palmeiras e dos Reis Magos, contando com a presença de membros do Executivo Municipal, nomeadamente presidente, Élia Ascensão e o vereador Jaime Silva.
Estiveram igualmente presentes representantes da Direcção Regional do Ambiente e do Mar, da Capitania do Porto do Funchal, do SANAS – Associação Madeirense para o Socorro no Mar, bem como elementos do Serviço Municipal de Protecção Civil e da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Santa Cruz.
A atribuição do galardão Bandeira Azul a estas zonas balneares constitui um importante reconhecimento da sua qualidade ambiental, distinguindo o esforço concertado de diversas entidades no sentido de promover a coexistência entre o desenvolvimento local e a protecção e preservação do ambiente marinho, costeiro e lacustre. Este galardão pressupõe o cumprimento rigoroso de critérios em diversas áreas, da qual se destaca, qualidade da água, segurança, serviços e equipamentos, gestão ambiental, acessibilidade e educação ambiental.
Com vista à manutenção e valorização destes espaços balneares, foram executadas obras de conservação e manutenção nas duas praias, destacando-se a requalificação do solário da Praia das Palmeiras, num investimento global que ascende a cerca de 146 mil euros.
Registe-se a formalização de um protocolo de colaboração com o SANAS – Associação Madeirense para o Socorro no Mar, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz e o Serviço Municipal de Protecção Civil, com vista à implementação de um dispositivo de segurança e assistência a banhistas.
Este dispositivo assegura acções preventivas e operacionais de socorro, tanto durante como fora da época balnear, que decorrerá entre 1 de Junho e 30 de Setembro, garantindo o apoio necessário ao nível do bem-estar, auxílio e socorro dos utentes.
Foi igualmente hasteada, na Praia das Palmeiras, a bandeira correspondente ao galardão “Praia Acessível – Praia para Todos”, atestando que esta zona balnear reúne as condições adequadas de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada ou outro tipo de limitações físicas.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






