No dia 25 de Setembro, na Sala do Senado, no piso -2 do Campus da Penteada, entre as 14:00 e as 18.00, decorrerá o Seminário “UMa Acção Voluntária I”, organizado pela Comissão Coordenadora de Voluntariado da Universidade da Madeira (UMa), com o apoio do Centro de Desenvolvimento Académico e co-financiado pelo projecto “UMa Promoção de Sucesso” – Impulso MAIS Digital – PRR.
O evento decorrerá em duas edições independentes, estando a segunda prevista para o dia 23 de Outubro, e contará com a participação de várias instituições e atores, que irão partilhar as suas experiências e relevar os benefícios dos programas de voluntariado para a sua formação pessoal e académica.
O Seminário visa a valorização das actividades de voluntariado académico como fator de desenvolvimento pessoal e social através da ligação com as instituições de solidariedade social e comunitária. Além disso, pretende divulgar as actividades previstas no projeto: “UMa Promoção de Sucesso – Programas de voluntariado como fator de sucesso e de realização pessoal”, e os programas de voluntariado das instituições locais parceiras da UMa. O evento também procura debater e encontrar propostas de formação curricular que envolva o serviço comunitário e o voluntariado.
A sessão de abertura está marcada para as 14h e contará com a presença do reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Moreira Fernandes. De seguida, a Comissão Coordenadora de Voluntariado da UMa abordará a essência do voluntariado, fazer uma síntese da oferta de programas de voluntariado para Ensino Superior e da bolsa de voluntariado, além de apresentar a acção de formação “Ser Voluntário”, agendada para o dia 13 de Novembro.
A partir das 15h, os participantes terão a oportunidade de conhecer alguns programas de voluntariado da Fundação Princesa Dona Maria Amélia (InspirARTE e Umaniza-te), da Liga Portuguesa Contra o Cancro e dos Spots de voluntariado do Serviço de Psicologia da UMa.
Pelas 15h45, alguns estudantes da Universidade da Madeira irão partilhar as suas experiências em práticas de voluntariado, designadamente UMa Rede Solidária, por Cristina Sousa; Xadrez na Academia, por Daniel Marcos; e UMa Mentoria por Pares, por Diana Castanha.
Antes do encerramento nota ainda para o painel intitulado “O Voluntariado e o serviço comunitário na formação curricular no ensino superior – sim ou não?”, com a participação dos docentes da Universidade da Madeira Gilberta Sousa, Nuno Rodrigues, Ana Rodrigues e Liliana Rodrigues.
A participação neste seminário é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do formulário disponível em https://tinyurl.com/4fref8zn.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





