PAN preocupado com consequências do aumento de turistas

O PAN Madeira diz-se preocupado com o aumento dos fluxos turísticos na Região e manteve hoje um encontro com a administração da A.R.M, empresa pública que garante a gestão da água e a recolha de resíduos em vários concelhos da região.

“Tratando-se de uma empresa com acção transversal à questão ambiental e no combate às alterações climáticas, o Partido quis perceber quais os desafios que o sector enfrenta afim de desenvolver uma postura concertada com as reais necessidades da Região Autónoma da Madeira”, explica o PAN.

O PAN confessa-se “manifestamente preocupado com o sentido aumento da produção e recolha de resíduos sólidos desde 2021 directamente relacionada com o crescimento do fluxo turístico, sendo imperioso que se desenvolvam medidas de compensação, responsabilização e consciencialização ambiental aos players do turismo, efectivamente dando razão ao PAN na questão do Fundo Ambiental a provir da taxa turística e que deveria ser direccionada para estas questões”.

O PAN Madeira regista também que urgem respostas locais ao processamento de determinados resíduos específicos como os pneus ou os resíduos hospitalares, criando formas de minimizar a pegada carbónica, uma vez que quase todo o material que não é incinerado acaba por ser conduzido até o continente.

“Na produção e disponibilização de composto orgânico que a A.R.M. oferece a título gratuito, é crucial que se aposte mais na divulgação e utilização deste produto de qualidade máxima nos jardins e parques públicos, reduzindo a área de relvados e aumentando a área de jardim e arvoredo, medidas que o PAN defende desde Setembro último e que permitem divulgar as grandes potencialidades desta técnica”, revela o partido.

Por outro lado, a questão das perdas de água e da gestão inteligente e com visão de futuro face às alterações climáticas foi uma das questões centrais que chamou a atenção, e onde o “Pessoas, Animais, Natureza” defende uma maior aposta de forma concertada e pluridisciplinar.

“Finalmente, o PAN teve ainda a oportunidade de perceber que existem reservas na correcta separação dos resíduos em todo o ciclo do produto, sendo para isso pertinente que se continue a apostar na sensibilização, recolha porta-a-porta, bonificações específicas para entidades que diminuam a produção de resíduos, a reconversão dos talheres e utensílios para metal e a diminuição de todos os resíduos de utilização única, começando pelo sector público, medidas que defendemos de forma acérrima no nosso Programa Eleitoral e que terão, sempre, no PAN Madeira, a maior das atenções e foco”, promete o partido.