A CMF está a reportar dificuldades no abastecimento de água na zona do Monte, decido a uma rotura que ocorreu no dia 31 de Dezembro. Tem havido alguma instabilidade no fornecimento nos últimos dias, situação deverá estar completamente normalizada no início da próxima semana, refere-se.
“A rotura, localizada numa zona de difícil acesso, é de quase impossível reparação, havendo necessidade de lançar uma tubagem alternativa à original, processo que é moroso e complexo, devido à sua acessibilidade e traçado. Este trabalho está a ser realizado pelas equipas das Águas do Funchal e, apesar dos fortes constrangimentos, está a decorrer a bom ritmo”, assegura a Câmara.
Desde a identificação da rutura, têm sido tomadas diversas medidas de natureza hidráulica para minimizar o impacto na vida dos munícipes afectados que, realce-se, sem essas medidas, teriam sido privados do fornecimento de água durante o período de implantação da nova tubagem.
“Infelizmente, a rede de distribuição de água funciona bem em situações de equilíbrio, mas quando são alteradas as condições, os desequilíbrios introduzidos provocam falhas pontuais, que têm de ser resolvidas localmente”, refere-se.
Esta situação tem ocorrido no Monte, dado que as compensações efectuadas para minimizar o impacto da rotura referida, provocam diversos problemas no fornecimento de água que afectam, alternadamente, diferentes grupos de consumidores.
A maioria destas falhas são de carácter inesperado e têm de ser resolvidas após a sua ocorrência, sendo impossível prever quando e onde ocorrerão.
As equipas das Águas do Funchal têm estado em permanente alerta para resolver os problemas que têm surgido, refere-se.
“A Câmara do Funchal agradece a compreensão e colaboração dos consumidores afectados por esta situação atípica”, diz um comunicado.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






