Estão encontradas as finalistas da 4.ª edição do Madeira Ladies Open. A checa Dominika Salkova e a croata Lea Boskovic, ultrapassaram os seus encontros das meias-finais com dificuldades, mas vão estar na grande final de amanhã (11 horas).
Salkova, de 19 anos, teve uma entrada em falso contra a experiente tenista francesa Amandine Hesse, 11 anos mais velha, e que deixa tudo em court. Tal foi a sua determinação que precisou de pouco mais de 26 minutos para fechar o primeiro parcial a seu favor por 6-2. Ainda combalida pelo “atropelamento” da gaulesa, Salkova não demorou muito a reagir, empatou o encontro com uma vitória clara por 6-1 na segunda partida, e, já refeita da perda inicial, foi demolidora no terceiro set, o qual fechou por 6-2. Agora, Dominika Salkova, vai encontrar-se com a sua amiga Lea Boskovic, num duelo que irá acontecer pela primeira vez.
A croata de 24 anos, esteve uns furos abaixo do que nos habituou nos demais dias de prova, ante a chinesa Xinyu Gao (que até dispôs de um match point), mas foi determinada o suficiente para se agarrar aos pontos cruciais do encontro e acabou por ser bem sucedida. 6-3, 1-6 e 7-5 foram os parciais de um duelo que foi acompanhado por uma excelente moldura humana que marcou presença na Quinta Magnólia. Aliás, diga-se em abono da verdade, este é um dos torneios internacionais disputados no nosso país com mais público.
Nos pares, a dupla Anastasia Kovaleva e Elena Pridankina sagrou-se campeã, numa final onde foram sempre mais pragmáticas e eficazes que a portuguesa Inês Murta e a francesa Yasmine Mansouri. Os parciais de 6-2 e 6-3 em menos de uma hora demonstraram bem a hegemonia das tenistas de leste que foram umas justas vencedoras e sucedem assim a Francisca e Matilde Jorge como campeãs.
Na cerimónia de entrega de prémios marcaram presença, para além do diretor da prova, Luís Jasmins, e dos vice-presidentes da ATMAD, Rui Trindade, Fernando Rodrigues e Ruben Teixeira, o Secretário Regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, a Chefe de Divisão da Direção Regional do Desporto, Fabíola Alves, e o Ivo Faria Paulino, da Clinica dos Dragoeiros e Clínicas Faria Paulino, patrocinador da prova.
Pode acompanhar tudo sobre a prova no site oficial da ATMAD (Associação de Ténis da Madeira) no endereço: https://atmad.pt/ para além das redes sociai em:
Facebook: https://www.facebook.com/associacaotenismadeira
Instagram: https://www.instagram.com/associacaotenismadeira/
O Madeira Ladies Open vai decorrer de 12 a 19 de Novembro na Quinta Magnólia e tem para distribuir 40 mil dólares em prémios monetários. A entrada é livre.