
O director-adjunto do Funchal Notícias, Rui Marote, e fotojornalista de longo percurso, celebrou um contrato com a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, colocando em depósito no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, um vasto acervo de imagens, entre negativos e fotografias digitais. A ocasião, que teve lugar há alguns dias naquele espaço, contou com a presença do governante da tutela, Eduardo Jesus, que fez questão de marcar presença, mas não foi divulgada à comunicação social madeirense.
Por reputarmos tal assunto de interesse, e com a autorização do principal protagonista, o FN salienta esta contribuição para o espólio documental da Região: trata-se, nem mais nem menos, de uma colecção constituída por 135.131 negativos de 35 mm, 143 negativos de 6×6 mm, 139 diapositivos a cores e a preto e branco, 112 provas e um disco rígido contendo contendo 606 Gb em imagens digitais.
Este valioso espólio fica agora à guarda do Museu Vicente’s.
Rui Marote documentou nas suas reportagens muitos acontecimentos relevantes da história mais recente da Madeira, e também inúmeros locais que percorreu em múltiplas viagens ao redor do mundo.