Iate Clube de Santa Cruz vence fase regional do Clube Top

O Iate Clube de Santa Cruz venceu a fase regional na categoria ‘Medida Mérito’ do Clube Top e assim irá representar a Região Autónoma da Madeira na fase nacional que terá lugar no próximo mês de Outubro, refere um comunicado.

A cerimónia decorreu na Direcção Regional de Desporto, com o clube de Santa Cruz a receber um prémio monetário no valor de 800 euros. Esta iniciativa inserida nas comemorações da Semana Europeia do Desporto, contou com a presença do diretor regional de Desporto, David Gomes e dos responsáveis da instituição galardoada, Hernâni Teixeira, presidente da Direcção, e Ricardo Rodrigues, comodoro do Iate Clube de Santa Cruz, refere uma nota.

O Clube Top é um programa de capacitação dos clubes desportivos, designadamente no quadro da gestão destas organizações.

Este programa tem diversas medidas de apoio, entre as quais a Medida Mérito, cujas candidaturas decorreram no mês de Junho (01 a 30 de Junho).

O reconhecimento e valorização de boas práticas na gestão das entidades desportivas e na integração com a comunidade local, nem sempre é devidamente enfatizado e divulgado. Assim, a Medida Mérito visa essencialmente identificar, distinguir e reconhecer publicamente as melhores práticas de gestão dos clubes, implementadas pelos seus dirigentes e colaboradores.

É constituída por duas fases: a fase regional, na qual se desenrola o processo de avaliação às candidaturas apresentadas e que é realizada por uma Comissão de Avaliação Regional; e uma Fase Nacional, onde as candidaturas finalistas regionais têm acesso.

Este projecto surgiu no âmbito do Encontro Nacional da Administração Pública Desportiva, realizado na Ilha Terceira, nos Açores, onde foi assinado um memorando de entendimento entre o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P e as Direções Regionais de Desporto das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com o propósito de alargar o Programa CLUBE TOP às Regiões Autónomas.