Paula Cabaço fala das “boas práticas” da RAM em encontro na Grécia sobre turismo de cruzeiros

A presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A. considera fundamental a adequada planificação dos fluxos gerados pelo turismo de cruzeiros, bem como a boa articulação entre o Porto do Funchal, os operadores turísticos locais e o respectivo município na procura de soluções conjuntas para a circulação de turistas na cidade, determinantes para evitar eventuais constrangimentos, refere uma nota dos Portos da Madiera.

Paula Cabaço foi uma das participantes de um painel sobre “Os desafios do Turismo de cruzeiros nas ilhas”, no âmbito de 62.ª Assembleia Geral da Medcruise que decorre na ilha de Corfu, na Grécia.

O encontro reuniu cerca de 200 participantes. Nesta deslocação, a presidente do CA da APRAM foi acompanhada pela diretora comercial da empresa, Patricia Bairrada.

O chamado overtourism, designação que serve sobretudo para classificar situações em que o impacto do turismo excede os limites físico, ecológico, social, económico ou político de um destino, foi também abordado nesta conferência, essencialmente no que se refere aos territórios de menor dimensão e insulares.

Paula Cabaço assegurou que “esta situação tem sido evitada por um conjunto de boas práticas que passam pelo planeamento, diálogo e envolvimento da comunidade local envolvida. ”

“A planificação dos fluxos de turistas de cruzeiros começa no próprio porto – lembramos que 50% dos turistas de cruzeiro saem em excursões – com o agendamento das entradas de autocarros, táxis e diferentes viaturas de transporte que no ano passado, ascendeu a um total de 16 442 movimentos de viaturas, entre autocarros, táxis, carrinhas e outros tipos de veículos, sendo que 7459 foi só de táxis”, referiu Paula Cabaço que defendeu também uma boa articulação com outras entidades, de modo a minorar os impactos.

Exemplificou com “a boa ligação que existe com a Câmara Municipal do Funchal, tendo sido encontrada uma definição conjunta para o estacionamento dos shuttles que ligam o porto ao centro da cidade.”

A participação em mais uma Assembleia Geral da MedCruise está a ser “uma excelente oportunidade para mais uma vez, chamarmos a atenção para as nossas especificidades e diferentes serviços proporcionados, promovendo a Madeira como destino de cruzeiros,” salientou também a presidente da APRAM.

Durante o dia de hoje, a representação dos Portos da Madeira tem oito reuniões com diferentes companhias de cruzeiro, a maior parte posicionada no segmento de luxo e do turismo temático, um segmento junto do qual,  Paula Cabaço considera ser ”fundamental a promoção dos Portos do Funchal e do Porto Santo, dando a conhecer as nossas ilhas junto destas novas companhias, algumas criadas muito recentemente, pois queremos que integrem os nossos portos nos futuros itinerários.”

A Associação dos Portos do Mediterrâneo promove a indústria de cruzeiros e une os portos dos mares adjacentes como o Atlântico. A associação representa de 150 portos e 47 membros associados de 22 países da Europa, África e Ásia.