Desporto Escolar: na Praça do Povo?

Inácio Silva.

O FN publica a opinião de Inácio Silva sobre a realização do Desporto Escolar.

” Hoje tem início mais uma edição da festa do desporto escolar.

Estou ligado a esta excelente organização desde o ano letivo de 1986/1987. Nessa altura, era o único professor de Educação Física, na Escola Preparatória da Ponta do Sol, portanto era Coordenador do desporto escolar e, também, o responsável pelas modalidades desportivas em que a escola se fez representar. Lembro-me de, já no Funchal, ser responsável pela segurança e orientação dos jogos dos alunos da minha escola, naquela que foi a minha primeira experiência, enquanto professor, numa festa do desporto escolar. Nesses tempos, demorávamos duas horas para chegar ao Funchal. No regresso, éramos a escola mais distante, isto porque, por exemplo, os alunos da Calheta já pernoitavam no Funchal. À época, o Gabinete do desporto escolar funcionava na Rua dos Ilhéus. A saudosa D. Fátima, inexcedível no empenho e disponibilidade, andava completamente atarefada a fazer os cartões e inscrições dos alunos para as competições. A D. Fátima foi uma, entre muitos outros Excelentes profissionais que faziam parte do Gabinete e que foram os grandes responsáveis pelo crescimento, desenvolvimento e importância do Desporto escolar, no contexto desportivo regional. Destaco os professores António Jorge Andrade, Nelson Pestana, Serpa, Honório, entre tantos outros que também tiveram a sua importância neste extraordinário crescimento e desenvolvimento desportivo.

O Desporto escolar é, por excelência, a oportunidade para que todos tenham acesso à prática desportiva organizada. A título pessoal, acompanhei, de perto, as grandes noites de abertura do Desporto escolar, no estádio dos Barreiros, assisti e participei numa cerimónia de abertura que aconteceu no campo do Liceu, razões pelas quais entendo ser justo dizer que a minha vida profissional tem tido e continua a ter uma ligação direta ao Desporto escolar.

Tantos anos depois, sou Coordenador do Desporto escolar, agora numa escola diferente, no Liceu, onde continuo a ter uma equipa para orientar, mas a minha motivação é a mesma da década de 80 do século passado, sim do século passado, embora pareça que foi ontem. Não parece, mas já passaram tantos anos, de forma tão rápida, e o final da carreira está quase aí. Tudo isto para dizer que sinto alguma mágoa e tristeza por este ano a cerimónia não se realizar no estádio dos Barreiros, mas sim na Praça do povo. Não sei quais os motivos, mas, por tudo o que representa o Desporto escolar, por todo um passado de competência, sucesso, organização e promoção do desporto, na RAM, o palco deveria ser outro. Mudar toda a estrutura para um espaço de reduzidas dimensões é uma tarefa árdua e exigente para os meus colegas do Gabinete, mas, apesar de tudo, tenho a certeza de que, com a sua comprovada experiência e competência, esta cerimónia será mais um sucesso para o mesmo e para a Região. Espero que, para o ano, a cerimónia volte aos Barreiros para que todos os alunos possam desfilar, e todos os Encarregados de educação tenham oportunidade de assistir à cerimónia.

Muitos parabéns a todos os que, durante o ano letivo, fazem o Desporto escolar ser uma realidade nos vários recintos desportivos desta Região!”

  • Inácio da Silva, Professor de Educação Física