Junta de São Pedro analisa dados dos Censos

O Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, Manuel Filipe, esteve recentemente reunido com o Diretor Regional de Estatística Paulo Vieira no sentido de obter dados estatísticos sobre a Freguesia de São Pedro, a partir dos Censos 2021. Estes dados, recentemente publicados pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), constituem uma fonte de informação que na opinião de Manuel Filipe “pode e deve ser analisada e interpretada pelos decisores locais”. O objetivo desta reunião foi obter esses dados e analisá-los em conjunto com o Diretor da DREM.

A caraterização atual e real da freguesia foi assim possível, realçando-se alguns dados:

O número de habitantes de São Pedro não sofreu grande variação quando comparado com os anteriores Censos de 2011, residindo atualmente na freguesia 7204 pessoas.

A população de São Pedro é uma população envelhecida. Enquanto a média regional do índice de envelhecimento situa-se nos 167 (significando 167 idosos por cada 100 jovens) em São Pedro verifica-se um índice de 198 (198 idosos por cada 100 jovens).

Ao nível da escolaridade, a percentagem de população com ensino superior completo em São Pedro é de 22,7%, superior à média de 18,8% do Funchal.

No domínio das migrações, Manuel Filipe foi informado que residiam à data dos Censos, 267 pessoas que regressaram da Venezuela nos 10 anos precedentes.

Sobre o tema das incapacidades, soube-se que 20% dos idosos habitantes em São Pedro tem dificuldade em andar ou subir degraus.

Manuel Filipe, considera que “estes e muitos outros dados permitem projetar as medidas e políticas para a freguesia para os próximos anos”. Acrescenta ainda que “só conhecendo bem a freguesia, a todos os níveis, se consegue tomar decisões e medidas que realmente ajudem os habitantes de São Pedro. “