Nomes de referência do desporto regional em palestra na UMa

“Futebol e Optimização do Rendimento Desportivo” é o tema da conferência que  juntará, dia 14 de Novembro, na Universidade da Madeira, estudantes, académicos, treinadores e outros profissionais das áreas do desporto e da actividade física.

Após a abertura da conferência, às 09h, no auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas, Hugo Sarmento, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, abordará o tema “Geração de Ouro – O Caminho para o Sucesso do Futebol Português”.

Por seu turno, Leonardo Jardim, treinador do Shabab Al Ahli, fará incidir a sua intervenção sobre “Empirismo e Ciência no Futebol”; e Krzysztof Przednowek, da Universidade de Rzeszów, vai falar sobre “Tecnologias Computacionais Aplicadas ao Rendimento Desportivo”.

Depois segue-se a mesa-redonda “Problemáticas do Futebol, com a participação de Filipe Cândido, Treinador do Clube Desportivo Nacional; Nelson Jardim, treinador do Marítimo da Madeira – Futebol SAD; e de Paulo Fidalgo, treinador do Marítimo Madeira Andebol SAD. A moderação estará a cargo de Rui Mâncio, formador da Federação Portuguesa de Futebol.

Antes da pausa para almoço, Rui Garcia, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, irá abordar a “Ética no Alto Rendimento”.

A seguir ao almoço, o programa da conferência contempla o Simpósio “Marítimo Training Lab”, com a participação de Élvio Rubio Gouveia, Cíntia França e Francisco Martins, da Universidade da Madeira e Instituto de Tecnologias Interativas; de Francisco Santos e Romualdo Caldeira, da Universidade da Madeira; e de Carolina Saldanha e José Paiva, da Universidade de Coimbra.

Ao simpósio seguem-se dois workshops, dedicados à discussão das “Potencialidades da Utilização do GPS no Desporto”, por Alberto Silingardi, da StatSports; e das “Aplicações em Realidade Virtual e Aumentada no Treino Desportivo, por Louis Michael, do Instituto de Tecnologias Interactivas.

A participação no evento requer inscrição, até dia 13 de Novembro, através do preenchimento do formulário disponível em https://tinyurl.com/yj6xj2zd.