Pedro Ramos reuniu-se com parceiros do projecto “Smart Bear”

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, participou no dia 24 de Outubro na reunião da Assembleia Geral do projecto SMART BEAR, realizada no Hotel Savoy, no Funchal.

Por ocasião do Digital Transformation Summit, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, UNINOVA, os parceiros do projeto SMART BEAR encontram-se na RAM e aproveitaram a oportunidade para reunir e constatar localmente as actividades realizadas cá.

A Madeira foi seleccionada pela Comissão Europeia em Maio de 2021 como a Região onde seria realizada a prova de conceito deste projecto e, nesse sentido, foi nomeada como “piloto dos pilotos” do projecto SMART BEAR.

O referido projecto visa proporcionar um ambiente de saúde digital para melhorar e promover o envelhecimento saudável e independente da população sénior.

Na oportunidade, o governante reconheceu elevada satisfação pelo facto da RAM ter sido seleccionada para a implementação deste projecto.

“Encetámos todos os procedimentos necessários para a implementação do projecto e, em Outubro de 2021, iniciamos o recrutamento de utentes nos Centros de Saúde Dr. Rui Adriano de Freitas e Centro de Saúde de Machico”, disse. “A meta dos pilotos era chegar a 100 utentes. Actualmente, a RAM já conta com 101 participantes”, reforçou.

No âmbito deste projeto, são acompanhados utentes com mais de 65 anos, com algumas doenças prevalentes na RAM tais como, perda auditiva, doenças cardiovasculares, alterações cognitivas, ansiedade, distúrbios do equilíbrio e dor lombar. Estes participantes serão acompanhados ao longo de 12 meses por três médicos de Medicina Geral e Familiar que estão a colaborar neste projecto e, adicionalmente, na avaliação e monitorização dos participantes, a equipa clínica conta com a participação de dois enfermeiros, uma nutricionista, uma fisioterapeuta e uma terapeuta.

Em Portugal, este projecto é realizado apenas na RAM, e é também realizado em França, Espanha, Itália, Grécia e Roménia. Estes parceiros estão ainda na fase de implementação do projeto e, em breve, vão iniciar o recrutamento dos utentes que participarão na iniciativa.

O projecto conta com o apoio tecnológico do Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, UNINOVA. Na RAM, é coordenado pela professora Andreia Pimenta.

O Digital Transformation Summit, reúne no Funchal, de 24 a 27 de Outubro, especialistas e representantes de alto nível da Comissão que estão a trabalhar nas políticas de transição digital.

A cerimónia de abertura está programada para amanhã, 25 de Outubro, pelas 09h00, no Hotel Savoy Palace, com a presença do secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos.