Deputados do PSD reuniram com o presidente da IHM

Os deputados do PSD reuniram-se com o presidente da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira. O deputado Gualberto Fernandes realçou a aposta que tem sido realizada em termos de eficiência energética dos fogos, o que tem permitido, por um lado, um aumento no conforto das famílias e uma poupança efectiva nos gastos mensais, e por outro, um ganho em termos ambientais.

Esta é uma realidade que, conforme salientou, se torna mais pertinente numa altura em que toda a Europa enfrenta uma forte crise no sector da energia.

De acordo com o deputado, o Governo Regional delineou um conjunto de medidas de eficiência energética para ajudar a minimizar esse impacto negativo junto das famílias, com a aposta em obras que optimizem a eficiência energética dos fogos, reforçando a política de reabilitação do parque habitacional gerido pela IHM e proporcionando, ao mesmo tempo, melhorias significativas nas condições de habitabilidade das famílias residentes, refere uma nota de imprensa.

Só para obras de reabilitação e melhoria da eficiência energética, em 2022 e 2023, afirmou, a IHM tem previsto um pacote de investimentos que ronda os 8,6 milhões de euros, e que permitirá reabilitar 355 fogos, abrangendo nove conjuntos habitacionais, em quatro concelhos da Região, nomeadamente Funchal, Câmara de Lobos, Porto Moniz e Santa Cruz.

Além disso, o parlamentar recordou que também no Plano de Resolução e Resiliência (PRR)  está previsto um envelope financeiro na ordem dos 6 milhões de euros para a reabilitação de edifícios na ótica da eficiência energética, estando já a ser preparado um programa de apoio à transição energética, no âmbito do qual se prevê a reabilitação de 325 habitações próprias.