Professor João Duque vem à Madeira dar formação a clérigos e leigos em janeiro

O Bispo da Diocese anunciou, no âmbito da apresentação do Plano Pastoral da Diocese para 2022-2023, a vinda do Professor João Duque, nos dias 24 e 25 de janeiro próximo, para orientar um painel de formações várias dirigidas a clérigos e leigos. Uma aposta da Diocese numa figura de renome para dar formação na Região.

João Duque é professor catedrático da Faculdade de Teologia e investigador integrado do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) e colaborador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH), ambos da UCP. Docente de Teologia Sistemática (Teologia da Fé, Mistério de Deus, Cristologia, Estética Teológica). Realiza investigação sobre a relação entre teologia, filosofia e cultura contemporânea, com especial incidência na fenomenologia e na antropologia da cultura digital.

É Pró-Reitor da Universidade Católica Portuguesa, desde 2020. Foi Presidente do Centro Regional de Braga da mesma universidade, de 2011 a 2020, e Diretor-adjunto para o Núcleo de Braga da Faculdade de Teologia, de 2007 a 2018.

João Duque é Membro do Conselho Superior da UCP e do Conselho Científico da Faculdade de Teologia. É Membro da Comissão Científica da coleção «Perconoscenza» da editorial EDB de Bolonha e membro dos Conselhos Científicos Internacionais das revistas Salmanticensis (Salamanca), Teologia (Milão), Perspetiva Teológica (Belo Horizonte), Limina (Graz), Kairós (Fortaleza). É Membro da Associação Europeia de Teologia Católica e da Sociedade Brasileira de Teologia Sistemática.

João Duque é ainda Editor da revista Ephata, Revista Portuguesa de Teologia, da Faculdade de Teologia.