Deputados do PSD apresentam voto de congratulação por conquista académica

O grupo parlamentar do PSD entregou, na Assembleia Legislativa da Madeira, um Voto de Congratulação aos alunos da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral – Santana, Lucas Joaquim Sousa Dória e José Tiago Fernandes Vieira, pela conquista do concurso European Union Contest for Young Scientists, com o projecto “Utilização da pasta celulósica de bananeira para a remoção de microplásticos de águas contaminadas”, enaltecendo o apoio e orientação da professora Ângela Morais e da professora doutora Nereida Cordeiro.

Este concurso, promovido pela União Europeia, contemplou trabalhos de várias áreas, nomeadamente das áreas da ciência como Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Ciências da Computação, Química e Física, e decorreu em Leiden, na Holanda, refere um comunicado.

Lucas Dória e José Vieira terão, agora, a oportunidade de participar num programa promovido pela Circular Bio-Based Europe, que incluirá visitas à Bélgica e à França, depois do seu projecto, orientado pelas supracitadas académicas ter conquistado aquele que é o mais prestigiado concurso europeu de ciência.

O trabalho “Utilização da pasta celulósica de bananeira para a remoção de microplásticos de águas contaminadas” defende o desenvolvimento de um bio filtro feito a partir do pseudocaule da bananeira, para remover os microplásticos das águas contaminadas, e foi seleccionado previamente, de entre um total de 65000 participantes de todo o mundo, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, tendo sido levado a concurso pelos jovens cientistas de Santana.

“Esta distinção, que orgulha a Região e o País, é a prova de que as políticas de educação implementadas nas nossas ilhas dão bons frutos e que a concertação e articulação entre instituições demonstra a qualidade dos nossos estudantes”, entende o PSD.