Congresso São Jorge Memória e Futuro debate criação de valor no norte

A Comissão Organizadora da III edição do Congresso São Jorge Memória e Futuro informa que o mesmo realizar-se-á nos dias 18 e 19 de Agosto de 2022,  no auditório da antiga Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de São Jorge. A temática é “Criar Valor a Norte.”

A sessão de abertura está prevista para as 9h30 do dia 18 de Agosto e contará com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

O primeiro painel, denominado “Que medidas adoptar para minimizar o despovoamento do norte da ilha da Madeira?” contará com a apresentação do projecto da reserva natural de São Jorge, pelo engenheiro José António Branco, a que se seguirá a alocução da secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais e Alterações Climáticas, que falará sobre  “Território e desenvolvimento”.

A encerrar a manhã do dia 18, decorrerá uma mesa-redonda denominada “Desafios e perspectivas futuras” que contará com a presença dos presidentes das Câmara Municipais de Santana, São Vicente e Porto Moniz. O painel terá como moderador o jornalista Miguel Silva.

Durante a tarde, haverá três painéis, um com as instituições locais, outro sobre os benefícios do desporto na natureza e o último dedicado aos “filhos da terra”.

No dia 19 de Agosto, serão oradores os presidentes das seis juntas de freguesia do concelho de Santana que serão convidados a abordar o tema ”Que perspectivas para as freguesias do concelho de Santana”, numa mesa redonda moderada pelo jornalista Gil Rosa.

O evento contará ainda com uma caminhada durante a tarde e com um jantar aberto à comunidade, informa um comunicado.

“O contexto sociocultural das regiões periféricas desafia as suas populações a assumirem uma cidadania activa. Nesse sentido, o III Congresso de São Jorge – Memória e Futuro, organizado por iniciativa de cidadãos naturais desta freguesia, e contando com vários parceiros locais, realizar-se-á nos dias 18 e 19 de Agosto de 2022, no auditório da mesma freguesia, em formato híbrido. Congrega cidadãos, responsáveis institucionais e políticos para debaterem e apresentarem projetos e perspetivas que ajudem a construir o futuro das comunidades da região norte da ilha da Madeira”, refere-se.

Entre os principais objetivos deste Congresso, contam-se os seguintes: Descrever as necessidades e oportunidades do presente e as potencialidades do futuro; contribuir para a resolução dos problemas do despovoamento da costa norte da ilha da Madeira; apresentar e discutir projectos que criem valor para a região; valorizar o património natural e cultural da freguesia de São Jorge e de toda a região norte.