O próximo ano letivo (2022-2023) reabre, como é da praxe, em setembro. Mas Jorge Carvalho antecipa um dado novo: “O calendário deverá manter-se dentro do que é o nacional e que tem sido o regional. Apenas vamos iniciar as aulas uma semana mais cedo do que no Continente.”
O Secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia especifica que, todos os ciclos, à exceção do ensino secundário iniciará as aulas entre 6 e 9 de setembro. O ensino secundário arranca entre 12 e 15 de setembro.
Neste momento, as escolas encerram o processo avaliativo do corrente ano, após a conclusão dos exames nacionais, cujos resultados da primeira fase serão afixados a 19 de julho, seguindo-se o processo de candidaturas ao ensino superior.
Entretanto, já decorreu também a fase das matrículas dos novos alunos que ingressam no ensino secundário, 10.º ano. Questionado sobre como decorreu este processo nas escolas da Madeira, Jorge Carvalho mostra-se muito satisfeito: “Correu muito bem. O processo de pré-inscrição é facilitador e evita o desvio de alunos de escola”.