Saúde e Proteção Civil dinamizam ações de sensibilização em Santa Cruz

Amanhã, a Direção Regional da Saúde e o Serviço Regional de Proteção Civil, irão dinamizar ações de promoção e proteção da saúde na Festa Gastronómica de Santa Cruz, na Praça Padre Patrocínio Alves.

A partir das 17 horas, o Serviço Regional de Proteção Civil, através do Serviço de Emergência Médica Regional (SEMER), irá promover atividades de Suporte Básico de Vida (SBV), no sentido de transmitir à população em geral conhecimentos básicos que podem salvar vidas.

Através do projeto “Gestos que Salvam Vidas”, os profissionais especializados irão transmitir conhecimentos básicos ao nível da Cadeia de Sobrevivência, nomeadamente ensinar procedimentos a realizar aquando de uma paragem cardiorrespiratória, suportando a vida com compressões torácicas, até à chegada dos serviços de emergência especializados.

Entre as 20 e as 23 horas, a Direção Regional da Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, irá promover uma intervenção preventiva no contexto recreativo noturno, com o projeto #Vibes4U No Drugs.

Este projeto assenta na metodologia da educação pelos pares, a qual consiste na difusão da mensagem preventiva junto dos jovens que frequentam as festas por parte de outros jovens voluntários (estudantes de Enfermagem e de Psicologia) que receberam formação para o efeito. Conta com a parceria com a Escola Superior de Enfermagem São José Cluny, a Universidade da Madeira e a PSP.

O projeto #Vibes4U No Drugs insere-se na Campanha “+ Verão … Sem Drogas” da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, através da Direção regional da Saúde que iniciou a 21 de junho e termina a 23 de setembro.