Muitas pessoas no primeiro e segundo dias das Urgências do Bom Jesus

Hoje, no segundo dia da sua abertura, continua a ser muito concorrido o serviço de urgência instalado no Centro de Saúde do Bom Jesus. Destinado a aliviar um pouco a pressão sentida nos serviços de urgências hospitalares, que, como é sabido, têm registado longas horas de espera e um processo de triagem que tem merecido protestos dos utentes, as recém-criadas urgências do Centro de Saúde situado no coração do Funchal receberam, desde logo, ampla procura.

Ontem foi o primeiro dia da sua instalação, numa oferta de serviços que funciona entre as 4 da tarde e as 23 horas. No entanto, o tempo de espera foi, para várias pessoas que ontem recorreram aos mesmos, considerado exasperante, embora não invulgar para os serviços de saúde públicos. O Funchal Notícias sabe que, face às várias dezenas de pessoas que ontem estavam a ser assistidas por ordem de chegada, havia utentes que já estavam fartos de esperar (média de espera 2 horas) e outros que acabaram por desistir para optar pelo atendimento numa clínica privada.

No entanto, as pessoas continuam a acorrer a este serviço de forma ordeira, organizada e paciente, encarando-o várias delas mesmo assim como uma melhoria face a um serviço no qual já se antecipam longas demoras, quando o caso não é dos mais graves – nomeadamente as Urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Destinado sobretudo aos utentes do Funchal mas sem recusar atender quem quer que seja, as novas urgências disponíveis no Centro de Saúde do Bom Jesus representam mesmo assim uma alternativa e uma tentativa de melhorar a oferta. Os responsáveis recomendam que a esta urgência não acorram, de qualquer maneira, os casos mais graves, que devem dirigir-se ao Hospital Dr, Nélio Mendonça, nem as pessoas que apenas precisam de uma consulta urgente, mas que não estão numa situação mais complicada: nestas situações devem buscar ser atendidas pelo médico de família nas “consultas do dia”… Mas os utentes sabem bem que isso não é fácil e que as vagas disponíveis são frequentemente excedidas, obrigando, mais uma vez, várias pessoas a recorrer ao privado.

De qualquer modo, é de realçar o modo, em termos gerais, competente do atendimento neste Centro de Saúde. O atendimento telefónico é que frequentemente deixa a desejar. E os tempos de espera pelas consultas são frequentemente prolongados.