Madeirenses no Porto numa demonstração de cirurgia robótica

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, participa na sessão de demonstração de cirurgia robótica, no Porto. O governante destacou a importância da inovação e da inteligência artificial para a melhoria contínua da prestação dos cuidados de saúde na RAM.

Desde ontem que uma comitiva do SESARAM composta por médicos e enfermeiros participa nesta sessão teórico-prática, para conhecer estas novas técnicas cirúrgicas robóticas, menos invasivas e com recursos mais modernos e tecnológicos.

O grupo de profissionais de saúde do SESARAM é constituído por médicos, de Cirurgia Geral, Cirurgia Cardiotorácica, Urologia e Ginecologia e ainda pelo enfermeiro chefe do Bloco Operatório.

Esta sessão de demonstração, que decorre até ao dia 27 de Abril, é acompanhada pela presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Rafaela Fernandes, director clínico, José Júlio Nóbrega e pelo enfermeiro director, José Manuel Ornelas.

A cirurgia robótica é um tipo de cirurgia minimamente invasiva em que são usados dispositivos robotizados, controlados pelo médico cirurgião. Este recurso aumenta a segurança dos procedimentos e traduz-se num processo, globalmente, com menos efeitos indesejáveis e numa recuperação mais rápida para os doentes, esclarecem as autoridades de saúde.