Mar e Pescas realiza acções de formação dirigidas a 17 trabalhadores

A Secretaria Regional de Mar e Pescas, através da direcção regional do Mar (DRMar), realiza hoje e amanhã acções de formação destinadas a melhorar as competências e os conhecimentos dos funcionários das lotas e entrepostos frigoríficos da Região.

Numa parceria que tem vindo a ser implementada nos últimos três anos, as duas direcções regionais, a do Mar e a das Pescas, têm concretizando vários planos de formação, visando o melhoramento do manuseamento do pescado, as boas práticas ambientais, a higiene e segurança alimentar, factores que, em última instância, são uma garantia para o consumidor final.

Participam nesta acção 17 trabalhadores das lotas e entrepostos frigoríficos do Funchal, Caniçal, Porto Santo e do posto de recepção de pescado do Paul do Mar, sendo que alguns dos participantes seguem os trabalhos através de vídeo conferência.

Além dos objectivos já enunciados, os formandos estão a renovar os conhecimentos com vista à correta identificação das espécies de pescado e a reciclar conceitos, dado que a maioria dos colaboradores já detêm conhecimentos nestas matérias.

O programa desta terça-feira foi orientado pela directora regional do Mar, Mafalda Freitas, e teve por base a identificação de peixes cartilagíneos. Para esta quarta-feira, Ricardo Sousa aborda a identificação de invertebrados (lapas e caramujos), e João Delgado a identificação de peixes ósseos.