Museu de Arte Sacra estará aberto na sexta-feira Santa

Com a intenção de assinalar a quadra pascal, o Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF) propõe aos seus visitantes o roteiro temático “Via Crucis”, que pode ser visitado até ao dia 30 de Abril. “Para facilitar o acesso ao turismo que está no Funchal nesta quadra e, sobretudo, proporcionar a visita de mais madeirenses (que têm acentuado desconto no bilhete de entrada), o MASF vai estar aberto durante a manhã de Sexta-feira Santa, das 10 às 13 horas”, refere o museu.

A instituição disponibiliza aos seus visitantes um roteiro especial, subordinado à “Iconografia da Cruz”: um percurso temático constituído por um conjunto simbólico de 15 representações da Cruz de Cristo, existentes nas suas colecções de ourivesaria, pintura e escultura.

Para além destas peças, o roteiro conta ainda, logo na recepção do museu, em lugar de destaque, com um Crucifixo dos finais do século XVIII, que se encontrava nas suas reservas, desde que foi depositado pelos descendentes da família de Rogério Malco Franco de Castro, em 1997.

Trata-se de uma cruz de devoção doméstica, de muito bem executada estrutura e modelação anatómica da figura de Cristo. Foi exposta ao lado de dois palmitos realizados no MASF no dia 2 de Abril, durante a visita-oficina de palmitos para o Domingo de Ramos.