A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço apresentou, esta quinta-feira, o seu parque fotovoltaico. No essencial, foram instalados, num dos telhados daquele estabelecimento de ensino, uma centena de módulos fotovoltaicos que garantirão uma produção anual estimada em 58.470 kWh, o que permitirá, por um lado, uma redução de 36,5% nos gastos com energia e, por outro lado, a venda de energia (correspondente aos períodos não lectivos) à Empresa de Electricidade da Madeira.
Contas feitas, Armando Morgado, presidente do Conselho Executivo da EB23 do Caniço, calcula ter o investimento de cerca de 50 mil euros pago dentro de seis anos.
Presente na cerimónia, o secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, felicitou a escola pelo projecto educativo e pela capacidade de inovação, aludindo a um verso do seu hino, “sempre que houver estrada, vamos continuar”. «Pois enquanto houver gente para formar, vamos continuar. Vamos continuar com aquilo com que mais nos identificamos, que é com os projetos educativos de cada escola. Cada escola, cada comunidade, deve, naquelas que são as suas competências, motivações e talentos, desenvolver um projecto que dê resposta à formação dos jovens nos diferentes domínios e mais variadas literacias. Transmitindo às novas gerações conhecimento e experiência, estes princípios de sustentabilidade e de equilíbrio, acreditamos estar a construir uma sociedade mais capaz, mais competente, declarou o governante.