O secretário regional com a tutela dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, visitou hoje as obras de reabilitação e beneficiação do Conjunto Habitacional de Casais d’Além, na freguesia da Camacha, que arrancaram no final do mês de Janeiro. Estas intervenções, da responsabilidade da IHM, visam reabilitar integralmente um total de 40 fracções – de tipologias T1, T2 e T3 – com uma intervenção global das mesmas, implementando também a introdução de diversas medidas de melhoria do desempenho energético global.
Paralelamente, serão encerrados os acessos verticais exteriores para incremento do conforto de utilização dos mesmos, definindo-os como espaços cobertos, mas ventilados e iluminados naturalmente, com recurso a sistema de lâminas de revestimento autoportante na fachada.
Adicionalmente, serão também corrigidas as patologias existentes e executados os trabalhos de manutenção gerais, bem como será contemplada a instalação de sistemas de energia solar.
Os trabalhos a desenvolver, orçados em 664.000 euros (incluindo IVA), abrangem a totalidade do edificado e espaços conexos e resultarão numa renovação global e incremento da qualidade geral de habitabilidade, refere a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas.
Estima-se a que esta obra fique concluída dentro de nove meses. O Governo Regional prevê estender esta intervenção de reabilitação energética a todo o parque habitacional público, no próximo quadro comunitário. Até 2023, o Governo Regional tem previsto um valor de investimento de cerca de 6 milhões de euros, com financiamento do Madeira 14-20, sendo que intervenções como a que está a acontecer no Conjunto Habitacional de Casais d’Além serão replicadas por outros bairros (cerca de 400 habitações).