PSP realiza operação de aconselhamento a comerciantes

O Comando Regional da PSP Madeira no âmbito do “Programa Comércio Seguro”, emitiu um comunicado explicando que este programa foi concebido pelo Ministério da Administração Interna em finais de 1998 e visa a prevenção de crimes em estabelecimentos comerciais, estabelecendo um sistema de contactos de urgência entre os comerciantes e as forças de segurança.

Um dos objectivos específicos deste programa consiste na adopção de medidas preventivas e de auto-protecção por parte dos comerciantes. A PSP para cumprimento desta medida procederá, entre os dias 6 e 17 de Dezembro, à distribuição, junto dos comerciantes da RAM, de informação específica e de interesse daqueles, não esquecendo a especificidade actual de combate à pandemia da doença COVID-19.

A Polícia vai ainda avaliar as condições de segurança dos estabelecimentos comerciais visitados detectando e mitigando as situações de risco, e estabelecerá um canal privilegiado de contactos com as forças de segurança.

Através de um aumento de policiamento nas zonas comerciais, a Polícia de Segurança Pública pretende prevenir a prática deste tipo de crime, atendendo à concentração de pessoas nas zonas comerciais devido à aproximação da época natalícia e desde logo aumentando o sentimento de segurança de todos, refere a nota de imprensa.

Entre os conselhos dados pela PSP aos comerciantes, contam-se os de não resistência em caso de assalto, procurando preservar a integridade física; conselhos de observação que ajudem a identificar os assaltantes; de segurança no interior e exterior dos estabelecimentos, quando a montras, caixas registadoras, máquinas, alarmes ou portas; vendas online e assim por diante.