O governante regional com a pasta da Economia elogiou, ontem ao final do dia, a tenacidade dos empresários madeirenses e porto-santenses que decidem investir, mesmo em tempo de pandemia.
Rui Barreto falava na inauguração do restaurante “Villa Grill”, no Funchal. tendo constatado que “nestes períodos há sempre incerteza, desânimo, muitas vezes adiam-se investimentos, à espera de um tempo melhor”.
Porém, na Madeira, voltou a insistir, existem dois factores importantes: estabilidade política, a qual gera confiança, e um governo “que implementou um conjunto de medidas inovadoras e assertivas, criando condições para que se mantivesse a actividade económica em segurança”.
Entre as várias iniciativas adotadas pelo Executivo madeirense, Rui Barreto destacou a implementação dos testes no aeroporto, em Abril do ano passado, medida essa que, agora, “muitos chegaram à mesma conclusão que nós um ano e meio depois”.
Foram todas essas medidas que, segundo Rui Barreto, permitiram que se passasse uma imagem de segurança da Madeira e do Porto Santo, transmitindo confiança à Europa e ao Mundo, e, ao mesmo tempo, preparando o caminho para a retoma económica, enalteceu.
Em seu entender, foram as medidas que o Governo Regional implementou, entre as quais cerca de 235 milhões de euros de apoios à economia, garantindo a manutenção de mais de 68 mil postos de trabalho, que fazem com que hoje tenhamos, agora, uma performance económica animadora, com uma diminuição do desemprego muito significativa.
Barreto revelou que “em Outubro deste ano, tínhamos praticamente o mesmo número de desempregados que tínhamos em Outubro de 2019, ou seja, antes da pandemia”.
Para o secretário regional da Economia, “este não é, porém, um trabalho, ou um mérito exclusivo do governo. O governo implementou um conjunto de medidas, muitas delas corajosas, mas com a adesão da população, com os empresários a investir e a nunca atirarem a toalha ao chão e a continuarem a acreditar”, disse.
Aproveitou ainda a oportunidade para felicitar o empresário do novo restaurante, Roberto Silva, por apostar, de uma forma estratégica, numa zona de expansão e requalificação da cidade, com perspectivas de atrair mais residentes para aquela área.