Fórum de Intervenção Social em Câmara de Lobos foca-se em situação dos sem-abrigo

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos vai realizar, a partir de amanhã, o III Fórum de Intervenção Social, que decorre nos dias 9 e 10 de Dezembro, no MIM – Museu de Imprensa da Madeira e online. Este ano o fórum será subordinado à temática “Políticas e Estratégias de Acção com as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.”

O evento pretende colocar em foco as problemáticas associadas às populações mais frágeis, em especial das pessoas em situação de sem-abrigo ou em risco de ficarem sem tecto, refere uma nota de imprensa.

O acontecimento conta com um painel de especialistas internacionais, nacionais e regionais. No dia 9, a sessão de abertura estará a cargo de António Bento, seguido do representante da FEANTSA – Federação Europeia das Organizações Nacionais, que trabalha com a população Sem-Abrigo, Kjell Larsson, e da representante nacional, Ana Martins.

No dia 10, iniciará a abertura dos trabalhos Américo Nave, da Associação Crescer, Paulo Santos, da Câmara Municipal de Lisboa, e a Diana Freitas, da Associação de Protecção dos Pobres (RAM).

No turno da tarde, estão programados diferentes painéis temáticos dedicados à questão das dependências. O primeiro contará com intervenções de Alícia Freitas da UCAD, da académica Susana Henriques da UAb e de Filipa Cardoso, da Casa S. João de Deus.

O segundo painel será dedicado às práticas de intervenção na RAM, tendo como intervenientes Cristina Meneses da AMI, Djamila Teixeira, da Associação de Protecção dos Pobres, Rosária Albino, coordenadora regional do plano de integração PSSA e de Sílvia Ferreira, da Associação CASA.

A conferência de encerramento estará a cargo de João Afonso da Santa Casa da Misericórdia.

O evento decorrerá de forma híbrida, presencialmente no Museu da Imprensa da Madeira e, on-line, via Zoom.