Câmara de Lobos aprovou bolsas de estudo para 688 estudantes

A deliberação de atribuição da bolsa de estudo municipal aos 688 alunos do concelho de Câmara de Lobos, que frequentam o ensino superior, mereceu o voto unânime dos vereadores do PSD e PS, refere uma nota da autarquia. A aprovação decorreu na terceira reunião de Câmara e representa um investimento municipal na ordem dos 450 mil euros.

A bolsa de estudo municipal, mensal, cifra-se em 50 euros para os estudantes que frequentam o ensino superior na Madeira e em 75 euros para os estudantes que frequentam o ensino superior fora da Região, onde se incluem os estudantes no estrangeiro, estudantes de mestrado e de mestrado integrado. Das 808 candidaturas recebidas, mais 70 que no ano transacto (736), foram comtemplados 688 estudantes.

De acordo com Sónia Pereira, vereadora com o pelouro da educação esta aprovação por unanimidade consubstancia a validade da aposta que a Câmara Municipal tem feito na Educação nos últimos anos.

O aumento sucessivo do número de candidaturas é também um indicador do impacto positivo desta medida, que serve de incentivo para a continuidade dos estudos a nível superior, e consequentemente o aumento da escolaridade média da população.

Os critérios de concessão permitiram abranger um vasto leque de alunos residentes no concelho, não só das famílias carenciadas, mas também daqueles que são oriundos da denominada classe média e média-baixa, cujos agregados apresentam um rendimento mensal per capita que os exclui de qualquer apoio social, refere a CMCL.

Do total de candidaturas excluídas, apenas duas foram-no pelos agregados auferirem rendimentos superiores ao estipulado em regulamento.

Das candidaturas validadas para o ano lectivo 2021/2022, 266 candidatos frequentam uma instituição de ensino superior na RAM e 422 candidatos frequentam uma instituição de ensino fora da RAM. O apoio agora aprovado representa um investimento de 449.500.00 €. A educação é um dos vectores estratégicos de desenvolvimento concelhio, pelo que este investimento é, segundo Sónia Pereira, um investimento com retorno positivo garantido para o desenvolvimento de Câmara de Lobos.