JPP recomenda melhorias no Canil Municipal do Funchal

Os candidatos do JPP aos órgãos municipais do Funchal foram hoje de manhã ao Canil Municipal que abriga cerca de 300 cães e 70 gatos, o que excede a capacidade das instalações (240 animais), valor este que é a referência para as verbas atribuídas.

O Canil Municipal, mau grado o trabalho meritório que desenvolve, precisa de melhorar os espaços de recreio dos animais, o que poderia ser feito através da simples instalação de obstáculos e da criação de percursos, recomenda o JPP.

Aqui não está em causa a ampliação ou a necessidade de mudar de instalações, que conta com 11 colaboradores, mas sim de criar outras semelhantes que possam também ser geridas por associações, referem os candidatos.

Apesar do trabalho já desenvolvido junto dos animais errantes, outra vertente onde a CMF tem de apostar, “é na sensibilização da população para a esterilização, vacinação e chipagem dos seus animais”, recomendam.

Por outro lado, seria uma mais valia criar parcerias com IPSSs e escolas do Concelho no sentido promover a presença de animais nestes recintos durante o dia. “Não podemos esquecer a importância salutar da presença de animais de companhia junto de idosos e crianças”, refere o JPP.