Galho de árvore caiu na Nazaré esta tarde; causou danos materiais, mas não houve vítimas

Hoje verificou-se a queda de mais um galho na cidade do Funchal. Desta feita foi na Rua do Brasil, na Nazaré, São Martinho, tendo-se verificado danos em vários carros; felizmente não houve vítimas. O acontecimento verificou-se ao final da tarde e mobilizou bombeiros e a Polícia de Segurança Pública. Recorde-se que o Funchal Notícias têm insistentemente alertado para a necessidade de tratamento adequado às árvores da cidade. Na realidade, foi este jornal que transmitiu um alerta de moradores do Largo da Fonte, no Monte, sobre o risco que aquelas árvores representavam. Passados meses, em Agosto de 2017, caiu um galho e matou 13 pessoas.

Ainda há dias alertámos que, a contrastar com algumas das podas selváticas do antigamente, os cortes de ramos que hoje se verificam na urbe são tão insignificantes, resumindo-se a alguns raminhos, que quase se assemelham a tratamento de “coiffeur” na cabeça de um semi-careca. Mas este tipo de avisos não tem caído em ouvidos atentos e tem-se visto que é efectivamente necessária a queda de galhos que ponham mesmo em risco a vida das pessoas, para que surja alguma intervenção mais acentuada.

De modo algum defendemos que se destruam ou mutilem as árvores da cidade, numa fúria arboricida. Mas do mesmo modo alertamos para a falta de tratamento adequado e de podas eficientes de muitas árvores que, pela sua idade, assim o exigem. Esta não é, a nosso ver, uma questão política, mas de competência e vontade dos respectivos serviços. Que, entendemos, têm falhado em toda a linha.