Associação juvenil contra violência no namoro apresenta site na Internet

A Associação Womaniza-te, uma associação juvenil sem fins lucrativos, com sede na ilha da Madeira e constituída desde 2020, vai lançar, a 22 de Maio pelas 18 horas, um site, visando constituir uma plataforma digital que reúne informação sobre violência no namoro. A ideia é alertar para esta problemática e ser uma forma de apoio entre os mais jovens.

Este projecto, intitulado WeGender-Promovendo a Igualdade de Género surgiu com uma candidatura ao programa PRINT da Direcção Regional de Juventude, que é a entidade financiadora e tem como principal objectivo sensibilizar para as questões da violência e promover relações mais saudáveis.

Deu os primeiros passos em 2018 enquanto grupo informal de jovens Wo(Men), sempre com o objectivo de sensibilizar para a igualdade de género e um consumo sustentável, refere Mónica Freitas, presidente da Direcção.

Dinamiza ações de sensibilização pelas escolas do Ensino Básico e Secundário da região, desenvolve campanhas online e partilha conteúdos semanais, tendo uma presença muito activa nas redes sociais. Tem ainda trabalhado em parceria com diferentes instituições, desde autarquias, outras associações e os centros comunitários da Segurança Social.

O supracitado evento será realizado através da plataforma Zoom, sendo necessário inscrição para terem acesso ao link do evento. As inscrições podem ser feitas através da página do evento e/ou através da página de Facebook/Instagram da Associação Womaniza-te.

Durante a sessão será dado a conhecer o trabalho realizado, será reflectida a temática da violência no namoro e apresentado o site, com espaço para debate no final.

Este projecto tem como principal entidade parceira o Graal (Movimento Internacional de Mulheres), uma ONG em Portugal Continental que desenvolve diversos projectos nesta área.