O Geólogo João Baptista analisou as catástrofes naturais que têm assolado a cidade nos últimos anos. E aponta para comportamento humano que tem potenciado as catástrofes.
Neste momento o grande obstáculo são as caleiras dos telhados em edifícios degradados. São autênticas “cascatas”. Não há guarda chuva que resista ao turbilhão das águas, um autêntico banho de cachoeira.
Períodos de chuva forte e persistente, passando a aguaceiros a partir da tarde, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada, e sendo, a partir do fim da tarde, na forma de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira.
Vento moderado a forte (30 a 45 km/h) de sudoeste, com rajadas até 90 km/h em especial até ao meio da manhã, rodando para oeste/noroeste, sendo forte (40 a 55 km/h) com rajadas até 110 km/h nas terras altas, em especial até ao meio da manhã.
Pequena descida da temperatura mínima.
Pequena subida da temperatura máxima nas terras altas e nas vertentes sul.
Para o Funchal, céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do final da tarde.
Períodos de chuva forte e persistente, passando a aguaceiros a partir da tarde, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada.
Vento moderado a forte (30 a 40 km/h) de sudoeste, com rajadas até 80 km/h até ao meio da manhã, rodando para oeste a partir da manhã e enfraquecendo.
Pequena descida da temperatura mínima.
Costa Sul: Ondas de oeste/sudoeste com 2 a 3 metros, sendo 3 a 4,5 metros na parte oeste.
Temperatura da água do mar: 18/19ºC