O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, dia 13 de Fevereiro, pelas 11 horas, a obra de construção do novo túnel do Pedregal – túnel hidráulico entre a Ameixieira e o Pedregal com 5.400 metros de extensão –, o qual permitirá desactivar aquele troço crítico do canal, que se encontra fortemente degradado e com grandes perdas de água.
O empreendimento visa, assim, aumentar o fornecimento de água para regadio agrícola, nos concelhos da Ribeira Brava e de Câmara de Lobos, beneficiando mais de 9000 explorações agrícolas, bem como minimizar perdas de água e a falta de água para rega no período de Verão.
Com esta obra, refere o GR, será criada uma importante reserva de água de 40.000 m3, que contribuirá para uma melhor adaptação da Região às alterações climáticas em termos de recursos hídricos.
Neste momento 37% da escavação encontra-se executada – 1040 metros na frente da Ameixieira e 925 metros na frente do Pedregal –, estando a conclusão da obra prevista para o 1º trimestre de 2020.
A construção do túnel do novo Pedregal é um investimento da ARM no montante de 20,3 milhões de euros, ao abrigo de um contrato-programa com o Governo Regional e do PRODERAM 2020.