Obras no túnel do Pedregal prosseguem 24 horas por dia

A empresa Águas e Resíduos da Madeira (ARM) informou que os trabalhos de construção do Túnel do Pedregal vão continuar a decorrer 24 horas por dia (com equipas divididas por turno), considerando que qualquer suspensão ou paragem de uma obra subterrânea em túnel coloca em causa a segurança dos trabalhadores e compromete a própria estabilidade estrutural das secções de avanço.

Esta decisão foi tomada considerando, em primeira lugar, a segurança dos trabalhadores, e tendo em consideração a relevância e urgência da construção do Túnel do Pedregal, associado à Levada do Norte, para assegurar o regular fornecimento de água para regadio agrícola a mais de 9000 explorações agrícolas, numa área de cerca de 800 hectares localizada no eixo entre os concelhos da Ribeira Brava e de Câmara de Lobos, bem como aumentar a capacidade de armazenamento de água.

Mais se informa que as mudanças de turno ocorrerão em horas que permitem aos trabalhadores da obra cumprir com o dever de não circulação na via pública, uma das medidas decretadas pelo Governo Regional, tendo em vista a contenção da pandemia.

O novo túnel hidráulico do Pedregal terá uma extensão de aproximadamente 5.400 metros e capacidade para armazenar no seu interior cerca de 40.000 metros cúbicos de água.

Com esta obra a ARM elimina as perdas de água no canal e minimiza a falta de água para rega no período estival, constituindo assim uma reserva de água importante que contribuirá para melhor adaptação da Região às alterações climáticas em termos de recursos hídricos. Adicionalmente, garantirá melhores condições de segurança aos seus trabalhadores que operam neste importante canal de rega.

O investimento ronda os 20 milhões de euros e será financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira – PRODERAM 2020, conjuntamente com Contrato Programa com o Governo Regional.