De acordo com uma informação da Associação Living Care, foi hoje detectado e confirmado um caso positivo de Covid-19 entre os colaboradores da Unidade de Cuidados Continuados Atalaia.
A Living Care refere ter implementado no início de Dezembro, como medida de prevenção e contenção para a Covid-19, um plano de testagem regular aos colaboradores das suas Unidades (Lar Câmara de Lobos e Unidade de Cuidados Continuados Atalaia), tendo em conta a época que se aproximava propícia a convívios, ajuntamentos e ao regresso dos estudantes e emigrantes, com o apoio da Unidade de Saúde Pública do Governo Regional da Madeira.
Uma vez detectado o supracitado caso, foram imediatamente accionadas medidas de contenção previstas no Plano de Contingência da Unidade, “com vista a assegurar a máxima protecção e salvaguarda dos nossos utentes, nomeadamente a activação de áreas de isolamento e contingência dentro da Unidade”.
A Living Care informa ainda que a Unidade de Cuidados Continuados dispõe de um sistema de desinfecção por ozono. “Este gás é um oxidante extremamente activo na eliminação de vírus, bactérias e fungos em superfícies e ambientes fechados, estando a ser utilizada em diversos países como medida de desinfecção regular”, refere num comunicado.
“Os utentes encontram-se calmos e os familiares estão a ser informados. A UCC Atalaia tem 226 utentes em regime de internamento e 136 colaboradores”, conclui a nota enviada às Redacções.