7 novos casos positivos de Covid-19, 7 recuperados… e 100 suspeitos

Hoje surgiram 7 novos casos positivos de Covid-19. A RAM passa assim a contabilizar 714 casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus no arquipélago. Todos estes casos são de transmissão local, na sua maioria associados a contactos de casos positivos anteriormente identificados. Os contactos de 3 destes casos encontram-se ainda em investigação, refere a Direcção Regional de Saúde. Três casos referem-se a 1 docente e 2 crianças (com idades entre os 11 e os 15 anos), que frequentam 2 estabelecimentos de ensino nos concelhos do Funchal e 1 no
concelho de Santa Cruz, cujos planos de contingência estão activos, refere a informação oficial. Outro diz respeito a um profissional das forças de segurança.

Por outro lado e pela positiva, há mais 7 casos recuperados a reportar. A região passa a contabilizar 536 casos recuperados de COVID-19. Até ao momento, foram registadas, como se sabe, duas mortes.
Neste momento são 169 os casos activos na Região, dos quais 47 são casos importados, identificados na vigilância aeroportuária, 122 são casos de transmissão local. Quanto à residência dos casos activos, 28 são não-residentes e 141 são residentes na RAM.

Presentemente, 27 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 140 estão em alojamento próprio e 2 pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19. 1 doente está na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à COVID-19.

Quanto à vigilância activa de contactos de casos positivos, 1355 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita a vigilância de viajantes, 6263 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe, refere nota da DRS.

Entretanto e como aspecto negativo, há 100 novos casos suspeitos, que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 3 provenientes da operação de rastreio do aeroporto da Madeira, e 97 relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM. Decorrem investigações epidemiológicas.

3 das situações que se encontram em estudo dizem respeito a profissionais do SESARAM. Os contactos destes profissionais no contexto dos cuidados de saúde, incluindo os utentes internados nos respetivos serviços, já foram identificados e testados, sem que fossem identificados novos casos, refere uma informação às Redacções.
Quanto aos contactos para a linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 17728 chamadas, mais 161 chamadas verificadas nas últimas 24 horas.
Entretanto, e no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 109237 colheitas para teste à COVID-19 realizadas até às 18h30 de hoje. No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM para teste de PCR ascendem agora a 173326.

Até ao dia de hoje, 25 de Novembro, foram contabilizadas na RAM 2174 notificações de casos suspeitos de COVID-19, dos quais 1460 não se confirmaram.