Secretaria da Saúde alerta para mensagens fraudulentas sobre a Covid-19

Foto Rui Marote

A Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil alertou hoje para a circulação de algumas mensagens fraudulentas sobre a COVID-19 na RAM, recepcionadas por algumas pessoas. “Sempre que qualquer cidadão seja contactado por um profissional de saúde, e/ou receber alguma mensagem deve avaliar a sua origem e a credibilidade da informação”, recomenda o organismo.

“Todos os contactos válidos realizados em nome da Autoridade Regional de Saúde são feitos por profissionais de saúde da RAM. Regra geral é privilegiado o contacto telefónico com os cidadãos visados”, refere a SRSPC.

A mensagem com o seguinte teor: “O seu teste de COVID-19 foi positivo. Cumpra as orientações de isolamento e aguarde contacto da equipa de saúde (COD VER 1K3337C1)”, enviada por sms para alguns cidadãos é falsa. Esta mensagem fraudulenta tem sido divulgada na RAM em plena pandemia”, revela a Secretaria.

A entidade apela à consulta de informação pública divulgada por fontes seguras. “Confiem apenas em comunicações divulgada por entidades credíveis”, recomenda.