Teófilo Cunha inaugura dia 29 exposição e seminário MARISCOMAC no Porto Santo

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, acompanhado pela directora regional do Mar, Mafalda Freitas, inaugura na quinta-feira, dia 29 de Outubro, no Porto Santo, a exposição e seminário MARISCOMAC, às 17h30, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo.

O programa MARISCOMAC é um projecto cofinanciado a 85% pelo Programa INTERREG MAC (2014-2020), no qual a DRM é o beneficiário principal, e visa o Desenvolvimento de condições técnico-científicas, formação, transferência de tecnologia e conhecimento, procurando fomentar a exploração e comercialização sustentável de mariscos na Macaronésia.

O evento inicia-se pelas 9h30, com a abertura a cargo do edil local e do secretário regional do Mar e Pescas. Pelas 10 horas, falará João Delgado, coordenador do projecto, da DRM, numa alocução intitulada “Oportunidades no Mar do Porto Santo”. Meia hora mais tarde será abordado o tema “Transferência de tecnologia para pesca selectiva de lagostas costeiras em Cabo Verde”, por José A. González & Carmen M. Hernández-Cruz (Universidade de Las Palmas
de Gran Canaria).

Às 11h00, a temática em debate é “O produto local da pesca artesanal na Macaronésia: promoção através de livros
de receitas valorizados (2019-2020)”, por Carmen M. Hernández-Cruz & José A. González, da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria)

Às 11h45 – será abordada a exposição “Mariscos da Madeira” pelo cientista Manuel Biscoito (Estação de Biologia Marinha do Funchal).
Às 12h15 estará em foco o potencial do Porto Santo para o mergulho, numa intervenção de Emanuel Almada, e às 12h35, “Mar Dourado Sea & Land Adventures”, por Nélio Mendonça. O encerramento está marcado para as 13 horas.