Emanuel Santos faz busto de Padre Pereira a título gratuito, sem envolver a Junta de Freguesia, para colaborar com a Confraria do Caniçal

Emanuel Santos é conhecido no Caniçal e fora até da freguesia pelos vários trabalhos artísticos que tem realizado.

Emanuel Jorge Santos é o artista responsável pelo busto de homenagem ao padre do Caniçal, José Pereira. No entanto, contrariamente ao que alguns populares informaram o Funchal Notícias, a iniciativa da homenagem nada tem a ver com  a Junta de Freguesia local nem implica qualquer custo para esta instituição, mas é da responsabilidade do Conselho Pastoral da Paróquia.

Em declarações ao FN, Emanuel Santos explica que a ideia da homenagem ao pároco que cessa funções no Caniçal nasceu de um responsável do Conselho Pastoral da Paróquia, Sebastião Calaça, como reconhecimento pelo meio século de dedicação do sacerdote à freguesia. Ninguém sabia em que moldes seria feita a homenagem. Emanuel Santos revela que ele próprio deu a ideia de criar um busto do pároco para colocar no jardim de acesso à igreja, que já tem o nome Jardim Padre Pereira. Mas clarifica que, a título meramente pessoal, oferece à paróquia o seu trabalho artístico. Assim, o Conselho Pastoral , em colaboração com a população, suportará os custos da passagem da imagem para gesso e depois para bronze, entre outras despesas.

Além de esclarecer que a Junta de Freguesia do Caniçal, da qual também é presidente, não está envolvida nesta iniciativa nem suporta qualquer custo, Emanuel Santos insiste em sublinhar que colabora a título meramente pessoal com a parte artística, desfazendo assim eventuais equívocos.

O artista refere que a homenagem do Conselho Pastoral pretende assinalar o reconhecimento da população pelo percurso de mais de meio século do sacerdote José Pereira, que tem uma ligação praticamente histórica com o povo do Caniçal.