RAM não regista novos casos de infecção pelo coronavírus

O Instituto de Administração da Saúde informou hoje que o caso positivo identificado no dia 1 de Junho, no contexto das actividades de vigilância epidemiológica implementadas no aeroporto da Madeira, se refere a “um jovem proveniente de Portugal Continental, com teste de SARS-CoV-2 efectuado na origem, cujo resultado positivo foi conhecido após a chegada à RAM”.

“Atendendo ao contexto epidemiológico, agora conhecido, e o facto do contágio se ter verificado na Região Centro, onde o doente reside, as autoridades de saúde determinaram que a sua contabilização ocorrerá na região de proveniência. O doente permanece em isolamento em unidade hoteleira dedicada a confinamento na RAM”, esclarece-se.

A investigação epidemiológica do caso está a cargo da autoridade de saúde da Região Centro, em articulação com as autoridades de saúde da RAM. Já no que respeita aos casos contabilizados na RAM, até ao dia 1 de Junho, foram notificados 1543 casos suspeitos de COVID-19, dos quais, 1453 não se confirmaram.

Neste momento são 90 os casos confirmados identificados, 80 dos quais recuperados e 10 activos, que permanecem sem necessidade de cuidados hospitalares. Relativamente às pessoas sob vigilância das autoridades de saúde: são 469 as pessoas acompanhadas nos vários concelhos da região, 322 pessoas em vigilância activa e 147 em autovigilância.

Sobre as linhas criadas no âmbito do Plano de Contingência para a COVID-19: O total de atendimentos pela Linha de acompanhamento psicológico do IASAUDE (291 212 399) é agora de 1103, com 124 pessoas em acompanhamento pelos profissionais deste Instituto. Os contactos Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam 8155, mais 51 chamadas nas últimas 24 horas.

Relativamente a outros testes para Despiste de COVID-19 realizados, assinala-se que o total de amostras processadas no Laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, E.P.E. é, até à data, 15120. O número de utentes alvo de teste à COVID-19 na RAM é 13794.

Informação mais detalhada sobre a situação epidemiológica na RAM está disponível no site http://www.covidmadeira.pt