Mensagem de D. Nuno Brás fala na “transformação das estruturas, dos valores, das atitudes, do coração dos homens”

É num tempo novo de Páscoa que o Bispo do Funchal emite uma mensagem desta importante data do calendário religioso. Um momento para assinalar, em casa, todas as cerimónias, em virtude do recolhimento imposto pelas medidas de contenção da Covid-19.

D. Nuno Brás diz que “não podemos deixar de abrir as suas portas – este mundo é também a nossa casa! – para que ele possa acolher a vida nova de Jesus ressuscitado. E como vamos precisar, nos tempos que se avizinham, de que essa vida transforme as estruturas, os valores, as atitudes, o coração dos homens!”.

Vejamos a mensagem do Bispo da Diocese do Funchal neste tempo de Páscoa:

“Tenho a certeza de que todos nós gostaríamos de estar na pele daquele discípulo de Jesus que habitava em Jerusalém, e cuja casa foi escolhida para a Última Ceia.

Abrir a nossa casa ao Senhor e aos Doze; preparar tudo o que temos de melhor; dispor tudo para aquela Páscoa que iria mudar o curso da história.

Hoje o Senhor diz-nos, a cada um de nós:

É em tua casa que Eu quero celebrar a Páscoa. Nesta Páscoa de 2020, estas palavras de Jesus adquirem um significado muito literal. Mas nem por isso menos pascal. Hoje o Senhor quer celebrar a Páscoa contigo, com os teus, em tua casa.

Páscoa é uma palavra que quer dizer “passagem”: passagem de Deus pela vida do seu povo, libertando Israel da escravidão do Egipto para o conduzir à Terra Prometida; passagem de Jesus, através da cruz à vida de ressuscitado. Jesus Cristo quer passar pela tua vida, e pela vida da tua família.

Não como quem passa sem deixar rasto, mas como quem muda: quando deixamos que Deus entre na nossa vida, muda sempre alguma coisa. Nós cristãos esperamos a Páscoa da eternidade. Mas, enquanto vivemos neste mundo, não podemos deixar de abrir as suas portas – este mundo é também a nossa casa! – para que ele possa acolher a vida nova de Jesus ressuscitado.

E como vamos precisar, nos tempos que se avizinham, de que essa vida transforme as estruturas, os valores, as atitudes, o coração dos homens!

“Hoje quero fazer Páscoa em tua casa”: é o convite de Jesus, mais que nunca um convite actual.

Santa Páscoa para todos!