Expo-Agrícola e Artesanal da Ponta do Sol com horário mais alargado aos domingos

A Expo-Agrícola passa a designar-se de Expo-Agrícola e Artesanal da Ponta do Sol e conta a partir deste domingo com um horário alargado das 10 às 17 horas.

Esta iniciativa, promovida pelo Município da Ponta do Sol, que conta com a dinamização da OmniArtisan – projecto que promove a produção de bens locais, biológicos e artesanais, iniciou-se em Agosto do ano passado, e desde então, além de servir de apoio ao escoamento de excedentes de produtores e artesãos de subsistência, tem servido como laboratório alimentar, onde todos que a visitam provam novas iguarias e dão a sua opinião.

Tem-se tornado um pólo de referência para quem, seja madeirense, residente estrangeiro ou turista, valoriza alimentos de qualidade e com a menor pegada ecológica possível.

Quem por lá passa fica a conhecer o conceito que se prende muito na luta pela soberania alimentar e passa a palavra, sendo que a cada novo domingo entre caras já conhecidas, novas pessoas a visitam e acabam a socializar, como sempre, umas com as outras, a trocar ideias e a estreitar contactos.

De algumas semanas para cá, a Expo tem promovido chás cultivados localmente, alguns uma novidade para muitos, como é o caso da moringa, sendo que quem assim desejar pode acompanhar a sua conversa com um chá feito no momento, na companhia de bolos e snacks caseiros.

Os produtores e artesãos interessados em participar devem preencher o seguinte formulário: bit.ly/2ZWsiiw. Formulário este que também pode ser preenchido por consumidores interessados em dar a conhecer que produtos procura e assim permitir, o melhor possível, que seja articulado com os produtos existentes assim como orientar a procura e oferta.

É solicitado aos interessados em visitar a Expo, que levem os seus sacos reutilizáveis e, se tiverem frascos que não necessitem, que os levem e disponibilizem aos produtores de geleia/ molhos/ conservas, em prol de uma economia circular.»