“Liderança e Educação” amanhã em debate na Francisco Franco

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, organiza amanhã, sexta-feira (24 de janeiro), às 9 horas, a IV Conferência Diversidades – “Liderança e Educação”, na Escola Secundária de Francisco Franco.

A Revista Diversidades é uma publicação eletrónica semestral da Direção Regional de Educação, que tem como objetivo disponibilizar ao público em geral conhecimento atual, bem como ações e práticas realizadas no âmbito da Educação.

Esta publicação, que conta 16 anos, pretende fomentar o debate científico e profissional, o intercâmbio de ideias, bem como difundir as opiniões de especialistas que proporcionem melhorias ao nível das práticas educativas e formativas. Paralelamente, pretende informar e divulgar estudos e projetos de investigação-ação, desencadeando um espaço de comunicação e de debate de ideias oriundas dos diferentes organismos da sociedade. 

Esta IV Conferência Diversidades tem por finalidade proporcionar um momento de reflexão acerca da temática Liderança e Educação, que será protagonizado por quatro convidados e participantes na edição n.º 54 da referida publicação.

Do programa constam as comunicações “Autonomia e gestão das escolas – A centralidade da escola no sistema educativo”, de António do Nascimento Pires, presidente do Conselho Executivo da ES Francisco Franco, e “Liderança e Educação”, de Idalécia Henriques, psicóloga do Colégio Salesianos do Funchal.

Ana Isabel Freitas, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Jaime Moniz, apresentará a comunicação “O exercício da liderança do presidente do Conselho Executivo – Um estudo numa escola secundária”, e Rute Moedas, técnica superior da Direção de Serviços de Educação Especial, debruçar-se-á sobre “Liderança escolar: uma dimensão chave para a Educação Inclusiva”.

 

Esta iniciativa contará com a presença do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, entre outras entidades.