Robert Andres convidado para integrar o júri do concurso “Alexander Scriabin”

O professor de piano e presidente do Conselho da Comunidade Educativa do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Robert Andres, foi convidado para integrar o júri do Concurso Internacional de Piano ‘Alexander Scriabin’ que se realiza pela primeira vez, na China, de 14 a 19 de Janeiro, na ilha de Gulangyu, no sul do país.

Robert Andres integrará um júri de nove pianistas provenientes de seis países, presidido pelo conceituado professor russo Boris Petrushansky, da Academia Internacional Pianística de Imola (Itália) e um dos pedagogos mais destacados do instrumento, e com a participação da chilena Edith Fischer, lenda do pianismo sul-americano e aluna de Claudio Arrau, dos chineses Li Minduo, um dos mais importantes pedagogos de piano na China, e Wu Ying, presidente da Associação Nacional de Piano da China e chefe do departamento do Conservatório Nacional de Beijing, e do francês Pierre Réach, professor do Conservatório Superior de Música de Paris, entre outros.

Este Concurso Internacional de Piano ‘Alexander Scriabin’ – concurso “irmão” do conceituado italiano ‘Premio Internazionale Pianistico “A. Scriabin”’, realizado em Grosseto e que já vai na sua 22ª edição –, será composto por uma prova eliminatória, com a duração de 3 dias, uma semifinal, de 2 dias, e uma prova final para os 3 finalistas, onde serão acompanhados pela Orquestra Filarmónica de Xiamen – com 80 elementos, considerada uma das mais prestigiadas da China e a única do país não financiada pelo estado e autossustentável, dirigida pelo maestro Renchang Fu.

Robert Andres é um conhecido professor, pianista e crítico, e desde 1997 é presidente da Direcção e director artístico da Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira. É também director artístico do Madeira PianoFest.

Tem escrito para revistas musicais especializadas, enciclopédias reputadas e jornais, em vários países, tendo, em 2001 a editora americana Scarecrow Press publicado o seu livro sobre os inícios da abordagem científica da técnica pianística. É investigador integrado do INET-md (FSCH/UNL) – Polo no IPP (CIPEM). Em 2008 gravou um CD com obras para piano do compositor madeirense Victor Costa.