14 de Novembro foi o Dia Mundial da Diabetes

A Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas com diabetes

Desde 1991 que no dia 14 de novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde como dia Mundial da Diabetes. O objetivo deste dia é chamar a atenção para a problemática da Diabetes.

Esta data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico Canadiano que juntamente com o seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921.

O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul que representa a união e é um símbolo universal de Vida e Saúde. O Azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas. O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça da pandemia de Diabetes.

 

A tríade fundamental para tratamento da diabetes, tem como objetivo melhorar o controlo glicémico de forma a diminuir a morbilidade e mortalidade relacionada com as complicações da doença, através de:

 

  • Prática de exercício físico;
  • Medicação, quando necessário;
  • Alimentação saudável.