Bombeiros de Machico passam a Sapadores, assinados contratos de progressão com os últimos 18 elementos

sapadores de MachicoMachico assinou os contratos de progressão de carreira para os últimos 18 elementos dos Bombeiros Municipais de Machico, que agora passam a integrar a carreira de bombeiro sapador. A cerimónia foi ontem no salão nobre da Câmara Municipal.

Dos 18 elementos presentes na assinatura dos contratos, 13 progrediram para Subchefe de 1ª Classe da carreira de bombeiro sapador, outros dois membros passam a assumir a partir da presente data o estatuto de Subchefe Principal e os restantes três elementos progrediram de Subchefe para Chefe de 2a Classe.

De referir ainda que a progressão e equiparação à carreira de bombeiros sapadores iniciou-se em Agosto com a assinatura de contrato com os primeiros 13 membros da corporação, finalizando-se assim este processo que ao todo envolveu todos os seus elementos, num total de 31 bombeiros.

Uma nota da Autarquia explica que “estas progressões transcorrem de todo um processo moroso e burocrático que se iniciou com um conjunto de reuniões entre a Câmara Municipal Machico e o Serviço Regional Proteção Civil, para que, em cumprimento da legislação e do conteúdo programático especifico dos cursos de progressão de carreira, nas diversas classes, o Serviço Regional Proteção Civil reunisse todos os requisitos para uma parceria entre o município de Machico e aquele Serviço com vista à criação de equipas de formadores nacionais e regionais que permitissem a realização deste tipo de formação na RAM, sem que estes operacionais tivessem de se ausentar da Região”.

Garantidos todos os pressupostos legais referentes aos cursos, provas e avaliações, todas elas realizadas na sede do SRPC,IP-RAM, “o Município desencadeou todo o processo ao nível de recursos humanos para que se desse início ao procedimento concursal, no sentido de permitir a tão almejada progressão na carreira de todos os operacionais da corporação, trabalho este que contou com grande empenho dos serviços intervenientes, dada a complexidade do procedimento em causa”.

Neste momento, a corporação conta com o seguinte quadro operacional da carreira de bombeiro sapador:

– 13 elementos na categoria de subchefe de 2.ª classe;

– 13 elementos na categoria de subchefe de 1ª classe;

– 2 elementos na categoria de subchefe principal;

– 3 elementos na categoria de chefe de 2ª classe.