Encontro Desportivo para 400 crianças e jovens

A abertura das comemorações do ‘Encontro Desportivo’ a decorrer no Cais 8, Praça do Povo, uma iniciativa do Governo Regional, através da Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) e Associação Garouta do Calhau, reuniu na manhã de hoje cerca de 400 crianças e jovens de cinco instituições, nomeadamente Pólos Comunitários da IHM, Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal – Garo(u)ta do Calhau, Centros Comunitários da Segurança Social, SocioHabitaFunchal e Associação Crescer Sem Risco. Esteve presente a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade.

Foram diversas as actividades programadas ao longo dia através das quais se pretendeu promover a actividade física, a saúde e bem-estar, em que estas crianças e jovens terão a oportunidade de praticar vários desportos.

A presente iniciativa surge no âmbito do plano de actividades do Consórcio Regional para a Intervenção Comunitária (CRIC), criado a 5 de Abril deste ano, com a assinatura de uma carta de compromisso entre 12 entidades que desenvolvem a sua actividade em centros comunitários da Região Autónoma da Madeira, e pretende promover um planeamento integrado e sistemático das actividades, potenciando sinergias e garantido uma maior eficácia nas respostas sociais junto da comunidade.

É neste contexto que surge o Plano de Acção Integrado, que contempla um conjunto de iniciativas previstas para o ano em questão, estando previstas 8 actividades conjuntas no Plano de Actividades de 2019 do CRIC, sendo este Encontro Desportivo a segunda actividade a dinamizar.